ATIVIDADE 3 MDIG MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS 51 2024

ATIVIDADE 3 MDIG MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS 51 2024

1ª QUESTÃO
“É importante compreender que cada plataforma tem seu público-alvo, seus formatos de conteúdo e
recursos específicos. Por isso, nem tudo que funciona para um canal pode funcionar para outro. Conhecer
bem a plataforma é requisito mínimo para utilizá-la em sua estratégia de conteúdo” (Zonetti; Silva; Amaral,
2023, p. 43).
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis:
Arqué, 2023.
Sobre as plataformas Instagram e Facebook, analise as afirmativas a seguir:
I. Em uma página no Facebook, você pode usar texto, imagens, fotos, identificar o sentimento relacionado à
alguma atividade, ativar o Messenger a partir da opção “receber mensagens”, fazer uma enquete, marcar um
produto, anunciar algo ou, até mesmo, utilizar o recurso de check-in para identificar geolocalização.
II. O Instagram é uma mídia social com apelo visual, isso significa que é preciso mais cuidado com as
imagens, vídeos e fotos que serão inseridas na plataforma.
III. O Instagram é uma plataforma de propriedade do Facebook, portanto, enquanto opera a plataforma,
você se deparará com recursos e opções que permitem a ligação do Instagram com páginas do Facebook.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
De acordo Jim Lecinski (2011), do Google, o ZMOT (Zero Moment of Truth), momento zero da verdade, em
português, descreve o momento em que o consumidor pesquisa, avalia e decide sobre a compra de um
produto ou serviço, influenciado principalmente pela informação disponível on-line.
Fonte: LECINSKI, J. ZMot: conquistando o MoMento Zero da Verdade. Google, 2011. Disponível
em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/zmotconquistando-o-momento-zero-da-verdade/ . Acesso em: 20 fev. 2024.
Diante da importância do ZMOT para o processo de decisão de compra dos consumidores, assinale a
alternativa correta sobre o principal objetivo das estratégias de marketing voltadas para esse momento:
ALTERNATIVAS
Aumentar os custos de produção.
Minimizar a exposição da marca nas redes sociais.
Reduzir a variedade de produtos oferecidos pela marca.
Maximizar a presença da marca nos pontos de venda físicos.
Otimizar a visibilidade e a credibilidade da marca nos canais on-line.
3ª QUESTÃO
De acordo com o blog Mundo Conectado (2023), o WhatsApp é considerado a Rede Social mais acessada
pelos brasileiros. A rede de mensagens instantâneas faz parte da empresa Meta, a mesma criadora do
Facebook e Instagram.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis:
Arqué, 2023.
Sobre o WhatsApp, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O WhatsApp pode atingir consumidores segmentados, por meio de anúncios feitos para o Instagram e o
Facebook.
PORQUE
II. O WhatsApp Business oferece integração com landing pages e sites, proporcionando ao usuário uma
conversão direta com o time de atendimento ou comercial.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
SEO é uma sigla vinda do inglês que significa Search Engine Optimization, em tradução para o português,
Otimização de Mecanismos de Busca, ou seja, este é o nome do conjunto de técnicas que são aplicadas, em
textos digitais, para posicionar melhor um site ou blog no ranking de uma ferramenta de busca, como o
Google, por exemplo (Zonetti; Silva; Amaral, 2023).
ZONETTI, A. M. F.; SILVA C. A.; AMARAL, D. G. Marketing Digital e Novas Mídias. Florianópolis, SC: Arqué,
2023.
Sobre SEO, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A lista de palavras-chave para o SEO pode ser genérica e não necessitam de seleção cuidadosa.
Tem o objetivo de fazer com que o site da empresa apareça de forma orgânica nas primeiras posições de buscas do
Google.
Tem o objetivo de fazer com que o site da empresa apareça de forma patrocinada nas primeiras posições de buscas
do Google.
Canais digitais fortes, com textos e imagens que atraiam a atenção do algoritmo dos mecanismos de busca não
fazem diferença na estratégia de SEO.
É um trabalho conjunto que envolve criação de sites, redes sociais e blogs, que nada contribuem com a associação
de palavras-chave com o site da empresa.

Deixe um comentário