1ª QUESTÃO
As ferramentas e tecnologias estão cada vez mais avançadas e, com isso, a sua acessibilidade. Atualmente,
grande parte da população possui um celular mais avançado, com diversas funcionalidades, tanto que as
empresas que criam materiais e conteúdos fazem hoje o caminho inverso: ao invés de construírem um site,
uma ferramenta, um jogo, uma propaganda ou outro item, elas sempre constroem pensando na sua
aplicação mobile em um smartphone e, posteriormente, adaptam para a versão desktop, pois estudos
constatam que a maioria das pessoas já não tem um notebook ou computador em suas residências, mas um
tablet ou celular. As novas mídias oportunizam que clientes sejam alcançados em diversos formatos.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis:
Arqué, 2023.
Sobre as estratégias da equipe de marketing frente às possibilidades de ferramentas e formatos, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A busca pela informação sobre o cliente desejado, quais os seus anseios e as suas expectativas não são essenciais
para criar um relacionamento efetivo e duradouro.
É importante que a equipe aplique a fórmula perfeita que funciona para todas as organizações, pois o que dá certo
para uma empresa, funcionará para as demais também.
É importante que a equipe de marketing elabore estratégias considerando todas as ferramentas e formatos
disponíveis no mercado, independente dos interesses e anseios do público-alvo, pois os recursos das organizações
são ilimitados.
Não existe fórmula perfeita, que funcione para todas as empresas. Portanto, é importante que a equipe de
marketing foque suas estratégias sempre nas últimas tecnologias lançadas, que sempre abrangem todos os clientes
do mercado.
É importante que o marketing da empresa tenha muita sensibilidade, planejando e escolhendo os elementos de
marketing adequados para selecionar qual o mix ideal de mídias que atendem às necessidades dos clientes da
empresa.
2ª QUESTÃO
É necessário um planejamento bem elaborado e detalhado para convergir com os interesses da empresa e
fazer com que a comunicação seja adequada, pois um meio não anula o outro, eles sofrem transformações
que se complementam e que fortalecem, por vezes, as mensagens a serem transmitidas. De acordo com
Kotler (2005 apud Zonetti; Silva; Amaral, 2023, p.79), é necessário fazer um planejamento de estratégia de
mídia, levando em conta algumas etapas: a cobertura, a frequência e o impacto.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis:
Arqué, 2023.
Sobre as etapas de planejamento propostas por Kotler (2005 apud Zonetti; Silva; Amaral, 2023, p.79),
assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A cobertura considera a quantidade de locais geográficos impactados.
O impacto diz respeito ao número de vezes em que a pessoa é exposta à mídia.
A frequência diz respeito ao número de vezes em que o produto ou serviço será comprado por uma mesma pessoa.
A cobertura considera o número de pessoas impactadas, e a frequência diz respeito ao número de vezes em que a
pessoa é exposta à mídia.
A frequência diz respeito à frequência do rádio em que a campanha é veiculada, e o impacto é o valor qualitativo da
exposição por determinado meio.
3ª QUESTÃO
O marketing digital, com penetração em todas as camadas sociais da população, facilitou os processos
educacionais e a introdução do comércio eletrônico. Decorrente desses fatos, surgem as redes sociais que,
inicialmente, serviam apenas como troca de correspondências e processos de interatividade, as quais, após
novos processos de melhoria tecnológica, passaram a aceitar outras mídias, como fotos e vídeos, servindo
hoje como uma ferramenta de comunicação e comercialização.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis:
Arqué, 2023.
Sobre a formulação de estratégias relacionadas ao marketing, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas:
I. É importante que o profissional responsável pela análise, avaliação e decisão com relação às
informações seja criterioso para elaboração das estratégias.
PORQUE
II. Ainda existem clientes com forte adesão aos meios tradicionais, e eles não devem ser dispensados.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
ATIVIDADE 2 MDIG MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS 51 2024
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